terça-feira, 26 de abril de 2016

Mudança de nome nos documentos - solteira pra casada

Se tem uma coisa que é burocrática, requer tempo (às vezes dinheiro) e paciência, é a alteração do nome de solteira pro de casada nos documentos. Eu fiz isso, assumi o sobrenome do meu marido, sei que hoje em dia não é mais obrigado, mas decidi mudar mesmo assim.

Então a mudança dos documentos é beeem chata, mas, tem que ser feita né? Então fui logo resolver isso e me ver livre do pesadelo. Confesso que não é lá grandes coisas pra resolver não, eu é que não tenho muita paciência mesmo.




Então é o seguinte, primeiríssimo:

RG (Carteira de Identidade) - Agendamento pelo site da Polícia e pagamento da taxa (em torno de R$47/R$48 em 2015). No dia que for agendado para comparecer, você leva sua certidão de casamento, 2 fotos 3x4 recentes e iguais que permitam ser carimbadas e o comprovante de pagamento. Não lembro se foi necessário levar o comprovante de residência, mas na dúvida, melhor levar. Eles marcam outra data para entregar (cerca de 1 semana depois).


CPF (Cadastro de pessoas físicas) - Fiz a alteração numa agência dos Correios, com o novo RG, CPF atual, título de eleitor, comprovante de residência e a certidão de casamento em mãos. Eles me cobraram uma taxa de R$7,00 para isso. Eles já entregam na mesma hora um comprovante da alteração pra você.



Carteira de trabalho - não é necessário alterar (fiquei sabendo depois que basta eles colocarem uma informação de alteração na carteira antiga), mas também não paguei nada porque consegui uma indicação de um Deputado para tirar a 2ªvia.


Título de Eleitor - Compareça a um Tribunal Regional Eleitoral da sua cidade ou a um Cartório Eleitoral com seus documentos originais já alterados, comprovante de residência e a certidão de casamento. Não foi cobrado nenhum valor para a alteração do documento. Fica pronto na mesma hora.


INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) - Agende a atualização cadastral no site do INSS e compareça no dia e hora marcados (eles só atendem na hora marcada) com sua certidão de casamento, e todos os demais documentos pessoais, comprovante de residência, RG e CPF. Não foi cobrado nenhum valor para atualização de dados. Eles já imprimem e lhe entregam lá mesmo um papel com as alterações feitas.


Passaporte - essa foi uma dúvida que eu tive, principalmente porque estou aplicando pro visto de residência na Inglaterra com o meu marido e estava com medo de ter problemas de ter o visto com o nome de solteira. Então resolvi mudar, mas sei de pessoas que não mudaram e andavam com a certidão de casamento junto. Enfim, segue todos os passos como para o primeiro passaporte. Site da Polícia Federal, paga a taxa, agenda, leva os documentos e depois vai buscar na data em que eles marcarem para entrega. Valor R$257,25 em 2016.



Bancos que você possui conta corrente e/ou poupança, inclusive na Caixa Econômica para atualizar os dados do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e não ter problemas no futuro por conta disso, quando quiser se aposentar ou ter direito a seguro-desemprego, abono salarial, licenças, etc.


Troquei o nome no cadastro da empresa que eu trabalho também, não sei como funciona pra vocês, mas aqui tem um requerimento e formulário que preenchemos para fazerem a alteração e vir correto no contra-cheque e de acordo com o que consta no FGTS, INSS e banco que recebemos nosso salário.





Carteira de motorista (Carteira Nacional de Habilitação - CNH) - Vá no Detran da sua cidade munida dos originais e xerox do RG, CPF, CNH atual, certidão de casamento e comprovante de residência. Ainda não sei o valor pois ainda não fiz essa alteração, depois conto aqui pra vocês.

Planos de saúde e odontológicos


Não esqueça de mudar também nos cartões de crédito, conselhos, e contas de utilidade, telefone, luz, água, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...