terça-feira, 1 de março de 2016

O passo-a-passo pro casamento


Hey up!
Noivo Inglês (morando na Inglaterra) x Noiva brasileira (morando no Brasil)
Casamento no Brasil - 2015

  1. Verificar na sua cidade qual cartório realiza casamento com estrangeiro. Em Belém - Pará somente é realizado este tipo de casamento no 1º Distrito de casamento civil às quartas e sextas-feiras pela manhã
  2. Endereço: Praça Felipe Patroni, S/n - Sala 303 - Cidade Velha, Belém - PA, 66015-260

  3. Na Inglaterra, ele(a) tem que solicitar a certidão de nascimento (cópia atualizada) no cartório oficial geral. Esse documento demorou cerca de 30 dias para ficar pronto (porque o noivo não mora em Londres, acredito que deve levar menos tempo pra quem mora na capital)
  4. O noivo(a) na Inglaterra também precisa de uma cópia do passaporte (página com a foto, mas a foto não precisa ser colorida) assinada e reconhecida por um notary public e uma declaração de estado civil (certificado de não impedimento para o casamento [atestado de solteiro])
  5. Com esses três documentos em mãos, ele os encaminha para o FCO - Foreign & Commonwealth Office - GOV.UK para carimbar primeiro e depois para o Consulado-Geral do Brasil em Londres para carimbar e reconhecê-los como genuínos.
  6. Essas duas etapas do FCO e do Consulado Brasileiro demoraram em torno de 15 dias para serem finalizadas e então o futuro marido (ou futura esposa) envia os documentos para o Brasil
  7. A pessoa que está no Brasil leva os documentos em inglês para um tradutor público juramentado da sua cidade traduzir para o português. Os nossos documentos ficaram prontos em mais ou menos 3 dias porque ele foi maravilhoso e deu uma acelerada no processo pra gente, posso passar o contato a quem precisar.
  8. A pessoa que está aqui no Brasil também precisa de uma cópia autenticada e a original da sua certidão de nascimento atualizada, uma cópia simples da carteira de identidade e do CPF para apresentar no cartório. Se o brasileiro já tiver a carteira de identidade que contenha a numeração do seu CPF serve só este documento mesmo.
  9. O próprio cartório lhes entrega uma Declaração de estado civil em que você preenche com os dados dos noivos e seus respectivos estados civis. Esse documento precisa estar assinado também por duas pessoas como testemunhas e essas assinaturas devem ser reconhecidas  antes de entregar no cartório.

  1. O estrangeiro (a) deve estar no Brasil pelo menos 15 dias antes da data do casamento para se apresentar à Polícia Federal e solicitar uma declaração do período legal no país. Essa declaração nos foi entregue no mesmo momento da solicitação 
  2. O casal deve se dirigir a cartório para o noivo se apresentar e assinar o agendamento do casamento e para entregar ao cartório a declaração da Polícia Federal (que é um dos documentos exigidos por eles para realizarem o casamento)
  3. A presença de um tradutor durante a cerimônia fica a critério do casal, não é algo que o cartório exija, nós preferimos contar com a presença de um, que por sinal foi maravilhoso durante a cerimônia toda!
  4. Vocês precisarão de pelo menos duas pessoas como testemunhas para assinar ma hora da cerimônia. Nós tínhamos tanta gente lá celebrando conosco que não precisamos nos preocupar com isso. Ah! E não é necessário que essas pessoas sejam exatamente as mesmas testemunhas da Declaração de estado civil que eu falei acima.

Informações importantes:

  • A tradução juramentada dos documentos deve ser realizada no Brasil. Eu imaginei que se conhecesse alguém no outro país que traduza para o seu idioma, o noivo já poderia enviar traduzido #SQN (não sei explicar o motivo, mas foi o que me orientaram a fazer, então passo a dica adiante)
  • Tem que dar entrada dos documentos no cartório e agendamento com 30 a 40 dias de antecedência da data que querem que o casamento seja realizado. Eles fazem uma pesquisa durante este período para confirmar que os noivos não são casados ou não tem outro motivo que os impediriam de casar

Espero que isso ajude de alguma forma, boa sorte!
Tchau, tchau! Vejo vocês loguinho! xxx

Um comentário:

  1. Oi Luciana! Obrigada por comentar no meu blog!
    Desejo à você muita boa sorte e paciência neste processo de imigração... não é fácil, mas vale a pena! Logo esta distância acaba e vocês estarão juntos para começar a vida a dois.
    Não sei se você conhece este blog e se te ajudaria já que o processo dela foi um pouco diferente mas uma menina que era au pair nos EUA e foi morar na Alemanha casou e conta o processo. Agora ela está na Inglaterra, ela sempre responde perguntas e tal, talvez te ajude. O endereço do blog é http://aupairnoseua.com.br/. Aguardamos novas e boas notícias!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...