terça-feira, 15 de março de 2016

O português do meu marido

Hey up!
 
Quando conheci o Daniel em 2013 ele só sabia falar (e malmente, diga-se de passagem! Desculpa amor, mas é verdade rs) essas palavras abaixo 


Com o tempo a professora particular aqui foi aperfeiçoando esse vocabulário dele e hoje ele já sabe falar várias palavras e formar algumas frases. 
A gente faz muitas brincadeiras juntos pra aperfeiçoar esse novo idioma na mente dele. Há alguns erros, eu confesso, mas eu sempre acho tão bonitinho que algumas coisas eu não conserto e achamos graça juntos

JOGO DO POST IT
 


Semanalmente ele escolhe 5 coisas pra aprender a falar em português e eu digo pra ele como se fala e como se escreve. Ele anota no post it e cola no lugar do objeto. Funciona muito bem na aprendizagem porque ele consegue visualizar o objeto (por exemplo: cama, parede, espelho, cortina, tomada, cadeira, porta, etc) e já ler a palavra em português. Até que ele memoriza e não precisa mais ler.

JOGO DAS PALAVRAS SIMILARES


Eu mesma escolho palavras similares em português e digo pra ele os significados em inglês, depois de um tempo pergunto a tradução trocando as ordens rapidamente pra ver se ele memoriza
Por exemplo: perto, preto / quem, qual, quando, quanto, etc


Eu também já dei as dicas pra ele de que muitas palavras em inglês terminadas em "tion" terminam em português com "ção" como comunicação-communication / fraction-fracção / fiction - ficção / exportantion - exportação / lotion - loção / affirmation - afirmação e que muitas palavras terminadas em "ly" em inglês tem a terminação "mente" em português como finally-finalmente / formally - formalmente / virtually - virtualmente e isso facilita bastante...

Mas ainda há muito o que aprender,  e ainda é muito engraçado acompanhar esse desenvolvimento dele. Como quando ele escreve uma palavra em português do jeito que ele imagina o som em inglês, por exemplo ao fim da refeição: "estou muito cheyou" (cheio - full) (you = você)
Ou quando ele tenta entender que as coisas em português são antecedidas por artigos (O, A) e algumas terminam com essas mesmas vogais (a cama, o espelho, a mesa, a cadeira, o carro, etc) e aí ele tenta usar: "também te amo marida" ou "por quê o espelho é masculino?" hahaha

É fofo! Não adianta! Eu adoro!

Nunca vou esquecer da primeira vez que ele falou "ééégua" (expressão paraense que você pode entender melhor aqui neste post ou na versão em inglês dele) e todos os palavrões (que ele não esquece jamais). 
Quando estávamos tomando uma cervejinha lá na Inglaterra ele foi pedir mais pro garçom e me surpreendeu com um: "ei moço, mais uma cerveja por favor"

Outra coisa engraçada é a tão famosa palavra SAUDADE, que só existe no idioma português
Ele diz que "saudade" lembra "sausage" (salsicha)
E que vamos matar a sausage logo...



Ok.. pra ser justa, na verdade, ele já sabe um monte! A professora também sente muito orgulho do resultado e se diverte bastante

AS PALAVRAS MAIS COMUNS DO VOCABULÁRIO DELE
 
Água, amigo (a), amor, aqui, banheiro, beijos, belíssimo, bilhões, boa noite, boa tarde, bola, bom dia, bunda, café da manhã, calcinha, cama, cansado, c@r@lho, carne, casa, cerveja, cigarro, com certeza, como vai você?, coxinha, de nada, desculpe, dinheiro, e, égua, espelho, esposa, estrela, eu, falar, favorito, feliz aniversário, feliz Ano Novo, feliz Natal, filho da p***, fome, frango, frio, futebol, galinha, gringa, guerra, hora, Inglaterra, inglês, isqueiro, isso, lábios, linda, língua, luz, mais, mais ou menos, marido, marida, menos, merda, mesmo, meu nome é Daniel, milhões, minha, momento, muito, não entendo, nariz, obrigado, oi, o que foi, para sempre, peixe, perfeito, perto, piranha, por exemplo, por favor, por que, porr@, porta, Português, praia, prazer, preocupado, princesa, príncipe, prometo, quente, ruim, sede, sim, sinto saudade, também, te amo, tchau, trabalho, trilhões, tudo bem, tudo bom, urubu, vai tomar no **, vem aqui, você, zilhões, os meses do ano, as cores e os números até 99

Então é isso, vejo vocês de novo loguinho...

Um comentário:

  1. Que legal, Luciana! Eu não sou uma professora muito paciente rsrs Adorei suas dicas!!! E amei o vamos matar a sausage hahahahahahaha Bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...