sábado, 27 de fevereiro de 2016

O que é necessário


Hey up!
          
               Eu já li e reli o site do Governo Britânico inteiro trocentas vezes, esse site esclarece as etapas do processo de aplicação para o visto de esposa! Sempre acabo relendo por qualquer que seja o motivo. Toda e qualquer mínima chance de dúvida que possa surgir, eu vou lá primeiro tentar encontrar minhas respostas. Às vezes eu não encontro as respostas com a clareza com que eu esperava, mas pelo menos acho um caminho.... Vale a pena conferir sempre tudo lá!
               
               Então resolvi certo dia ler o site de cabo à rabo, com todas as entrelinhas, links e observações inclusos, e ao mesmo tempo ir escrevendo uma lista com tudo o que eu fosse lendo e julgasse que seria importante para a aplicação desse visto, assim eu poderia ir marcando os documentos que eu já tinha e/ou já havia separado (porque é interessante organizar tudo em uma pasta) direto da lista, e também saberia o que ainda estaria faltando. 

               A lista foi uma iniciativa pessoal mesmo, de praticidade, algo que eu acredito que pode me auxiliar nesse processo, além de que o risco de esquecer de algo importante se torna bem menor quando se tem algo mais direto para checar. Na verdade, "esquecer de algo" se tornou meu pior pesadelo ultimamente. E quem diria que eu já fui apelidada de "Dory" (do filme Procurando Nemo) na vida por conta do meu marcante esquecimento das coisas...!




              Enfim, resolvi postar essa lista com todos os itens mais criteriosos, bem como aqueles óbvios do que é necessário comprovar através de documentos e exemplos do que pode ser usado para essa comprovação (podendo aumentar com as idéias de vocês):
  • Eu e meu marido devemos comprovar que:

  1. Somos maiores de 18 anos (passaportes atuais e anteriores, certidão de nascimento...)
  2. O nosso relacionamento é legal no meu país e genuíno e reconhecido no Reino Unido (certificado de casamento, evidências de correspondências entre nós que pode ser registros de e-mails, Skype e/ou telefone, cartões e cartas trocados, conversas no Facebook, MSN, iMessage e/ou Whatsapp, certificado de não impedimento para casar, fotos da cerimônia de casamento, carta explicando a história do relacionamento e os planos pro futuro)
  3. Já nos encontramos pessoalmente (fotos de nós dois juntos, com a família e amigos, evidências de viagens anteriores realizadas como passagens de ônibus e avião, reservas de hotel e pagamento de despesas nos mesmos)
  4. Pretendemos continuar a viver juntos
  5. Temos um lugar adequado para viver no Reino Unido (fotos dos quartos na casa, fotos nossas na casa, contas de água, gás, eletricidade.. título de propriedade ou contrato de locação de imóvel)
  6. Atendemos às exigências financeiras (receber no mínimo £18,600 por ano, extratos bancários dos últimos 6 meses anteriores à data da aplicação, contra-cheques dos últimos 6 meses e uma carta do empregador afirmando que você tem um contrato de trabalho, tudo isso para provar que não precisaremos de ajuda do governo para nos sustentar lá e se você tiver o ensino superior, pode acrescentar também diplomas e certificados de cursos para mostrar que você tem qualificação pra conseguir um emprego lá e que o casamento não é um meio de ascensão social, ou seja, mais uma comprovação de que o casamento é genuíno)
  7. Qualquer relacionamento anterior tenha permanentemente terminado (certidão de não impedimento para o casamento [atestado de solteiro])

  • Seu parceiro ou membro da família deve:

  1. Ser um cidadão britânico
  2. Ser consolidadamente estabelecido no Reino Unido 
  3. Completar o formulário de patrocínio no Reino Unido 

  • Eu devo:

  1. Ter um bom conhecimento de Inglês (certificado de nível A1 na prova IELTS life skills)
  2. Apresentar o passaporte atual com uma página em branco para o selo do visto (e passaportes anteriores se tiver)
  3. Apresentar duas fotos de passaporte coloridas (3,5 x 4,5 mm)

Observações importantes:

- Documentos originais e não cópias

- Documentos em português devem estar traduzidos juramentadamente
- Tem gente que leva até uma certidão negativa de antecedentes criminais.. não sei ainda se vou incluir isso no meu processo, não vejo eles solicitando nada parecido no site do Governo...
- Brasileiros não precisam do exame para a tuberculose


               Após termos preenchido todos esses pré-requisitos, devemos:
  • Fazer a aplicação online para o visto
  • Agendar a data para ir ao Centro de Serviço de Aplicação para o Visto (São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro) para que sejam coletadas as minhas impressões digitais e entregar as fotografias. Levar também o passaporte, o papel do agendamento, algum outro documento de identificação e a solicitação para o visto, bem como todos os outros documentos listados acima.
Cansa só de ler né? Mas não é nada impossível! Não vejo a hora de termos terminado toda essa jornada... :)

T'ra and see ya in bit!! xxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...