segunda-feira, 2 de maio de 2016

Checklist dos documentos pro visto

Depois de muito pesquisar, tirar dúvidas e receber ajuda (obrigada meninas Casadas com Britânicos!), consegui fazer uma lista dos documentos que levarei pra entrevista do visto.
Gente, nem todos os documentos são obrigatórios assim como nem todos podem ser retirados da lista, então sempre o melhor é consultar o site oficial e confirmar caso haja alguma dúvida que eu não consiga ajudar aqui tá? Além disso, se for pra pecar, melhor pecar pelo excesso do que pela falta e vamos garantir nosso visto!!!

OBS importante: Todos os documentos devem ser originais, nenhum sendo cópia ou impresso ok? Mas é importante levar cópia TAMBÉM daqueles originais que você precisará de volta, pois eles não devolvem caso não haja uma cópia pra ficar com eles.



I - Informação do patrocinador (meu marido)
1.1 Documentos gerais de acordo com os formulários de patrocinador e Appendix 2 (formulário financeiro)
1.2 Cópia simples do passaporte (páginas dos dados pessoais)
1.3 National Insurance number (como o CPF dele na Inglaterra)
1.4 Documento de quando ele é convocado para votar (para confirmar onde ele vive e está firmado como cidadão inglês)
1.5 Conta de celular (para comprovar seu endereço, igual descrito na explicação do 1.4)
1.6 Carta de apresentação dele (personal statement letter) - basicamente se apresentando como cidadão britânico e meu marido, resumindo o nosso relacionamento (onde, quando e como nos conhecemos), confirmando nossos planos de morar juntos após o casamento e constituir família e confirmando também que se responsabiliza financeiramente por mim na Inglaterra e confirmando as informações apresentadas no Appendix 2 sobre o trabalho dele e salário e dizendo que ele preenche todos os requisitos financeiros, além disso, dizer que quer eu me junte a ele lá e se colocando à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

II- Financeiro
OBS: Todos os documentos abaixo que necessitam comprovação dos últimos 6 meses, ressalto que o último mês comprovado não pode ser superior a 28 dias da data de início da aplicação do visto.
OBS²: Todos os documentos do banco devem estar assinados e carimbados pelo gerente do banco.
 
2.1 Extrato bancário dos últimos 6 meses do patrocinador - provando que o salário foi depositado nesta conta (bank statements or bank books) - Esse detalhe não está escrito na página oficial, mas acho interessante não apresentar saldo negativo, acho que no máximo uma conta com saldo zerado seja aceitável rs
2.2 Contra-cheques (o mesmo que holerites) dos últimos 6 meses do patrocinador - não pode ser impresso da internet, mas se caso esse for o único meio de obter esse documento como original, devem ser assinados e carimbados pelo chefe da empresa (payslips)
2.3 Carta do banco do patrocinador (bank letter or balance certificate)
2.4 Cronograma de pagamento - folha da empresa mostrando quando os pagamentos dos próximos salários serão realizados
2.5 Imposto de renda (pra eles é o income tax return) e P60 (documento como a cédula C)

III - Emprego corrente do patrocinador
3.1 Contrato de emprego original - evidência de emprego do patrocinador (todos os originais dos últimos 2 anos se for o caso de ser um emprego temporário no início que veio se renovando com o tempo)
3.2 Confirmação do término de período probatório
3.3 Plano de pensão (se tiver)
3.4 Carta do chefe - em um papel timbrado, confirmando o emprego do patrocinador e informando há quanto tempo ele trabalha na empresa, cargo e salário do mesmo.

IV - Acomodação
4.1 Cópia certificada da escritura do imóvel do patrocinador (property title) ou contrato de locação de imóvel (property lease) - para provar que esse é um lugar adequado para morar e que não tem vários imigrantes morando lá, por exemplo! hehehe
4.2 Descrição da propriedade por um documento de inspeção de propriedade (com prazo máximo de 3 meses da realização) - pela mesma razão descrita acima no 4.2 - Property inspection report
4.3 Fotos de cada compartimento da casa
4.4 Contas de água, luz, gás e telefone (pelo menos três tipos diferentes - utility bills)
4.5 Carta convite de apoio dos proprietários da casa (se for o caso de você dividir o lugar com mais alguém que não seja o seu esposo) - dizendo que eles sabem dos nossos planos de morar lá até nós conseguirmos a nossa própria casa, que tem espaço suficiente para morarmos, detalhando a acomodação, e que eles concordam e autorizam esse plano e confirmando que podemos e somos bem-vindos a morar lá
4.6 Documento de registro de propriedade
4.7 Carta de autoridade local (Conselho fiscal - Council tax) e IPTU pago da casa (eles chamam de council tax bill/statements) - declarações do conselho fiscal

V - Relacionamento e casamento
5.1 Certificado de casamento - tradução juramentada
5.2 Fotos do casamento
5.3 Outras fotos de nós dois juntos, com amigos e famílias e de lugares que estivemos juntos - acho que vou mandar em torno de umas 150 fotos - escrever nomes das pessoas que estão em cada foto, data, lugar e, caso se aplique, o evento (em inglês).
5.4 Histórico de e-mails trocados por nós ao longo do relacionamento
5.5 Screenshots e históricos de conversas no Skype, Whatsapp, SMS, iMessage e de posts feitos no Instagram, Twitter, Facebook, etc. Também pode incluir aqui os comentários de parentes e amigos nessas fotos e posts, bem como posts realizados por parentes e amigos em que fomos marcados.
5.6 Cartões de embarque e passagens de quando fomos ver um ao outro
5.7 Reservas de hotéis e pagamento dos mesmos de quando estávamos juntos
5.8 Cartões e cartas trocados
5.9 Cartas de familiares e amigos reconhecendo que nosso relacionamento e casamento é, e sempre foi, genuíno, como conheceram a gente, o que acham do nosso relacionamento e dando apoio.

VI - Informação do aplicante
6.1 Formulário de aplicação do visto VAF 4A - Appendix 2 (formulário financeiro) - lembrar de escrever à mão na primeira folha o número do pagamento do National Healthy Insurance que você paga no momento que cria o login no site de aplicação pro visto.
6.2 Passaporte atual e anteriores e Documento com foto (além do passaporte) 
6.3 Diploma de graduação - tradução juramentada
6.4 Comprovante de conhecimento do idioma inglês (no meu caso, o certificado prova IELTS Life Skills A1)
6.5 Duas fotos 3,5x4,5 (tamanho de passaporte de acordo com os critérios que eles pedem)
6.6 Minha carta (personal statement) em inglês - mais emocional, sobre querer estar com ele
6.7 Certidão negativa de antecedentes criminais - tradução juramentada
6.8 Confirmação do agendamento da entrevista (visa application appointment) - enviado por e-mail após a aplicação online
6.9 Visa application confirmation (enviado por email após a aplicação online) e pagamento do visto (visa application payment)


Gente, é isso. Eu tentei ser o mais clara e detalhista possível nesse post. Exemplificando e explicando com o máximo de detalhes cada item. Espero que tudo dê certo!

Não tá sendo fácil conseguir arrecadar esse valor do visto, confesso. Ainda mais agora que houve aumento (de 956 libras esterlinas para 1195 mais o seguro saúde NHS de 600 libras esterlinas).



Mesmo assim, não vejo a hora de ter este selo do Consulado Britânico colado no meu passaporte. Mal posso esperar pra ver a data de início e de validade dele. Apesar de tudo, tenho me sentido confiante.

Se vocês tiverem mais alguma idéia, ou enviaram algum outro documento que considerem importante e que não consta na lista, podem comentar abaixo, toda ajuda é bem-vinda! E qualquer dúvida também podem comentar que tento ajudar, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...