Mostrando postagens com marcador Inglaterra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Inglaterra. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de março de 2016

O passo-a-passo pro casamento


Hey up!
Noivo Inglês (morando na Inglaterra) x Noiva brasileira (morando no Brasil)
Casamento no Brasil - 2015

  1. Verificar na sua cidade qual cartório realiza casamento com estrangeiro. Em Belém - Pará somente é realizado este tipo de casamento no 1º Distrito de casamento civil às quartas e sextas-feiras pela manhã
  2. Endereço: Praça Felipe Patroni, S/n - Sala 303 - Cidade Velha, Belém - PA, 66015-260

  3. Na Inglaterra, ele(a) tem que solicitar a certidão de nascimento (cópia atualizada) no cartório oficial geral. Esse documento demorou cerca de 30 dias para ficar pronto (porque o noivo não mora em Londres, acredito que deve levar menos tempo pra quem mora na capital)
  4. O noivo(a) na Inglaterra também precisa de uma cópia do passaporte (página com a foto, mas a foto não precisa ser colorida) assinada e reconhecida por um notary public e uma declaração de estado civil (certificado de não impedimento para o casamento [atestado de solteiro])
  5. Com esses três documentos em mãos, ele os encaminha para o FCO - Foreign & Commonwealth Office - GOV.UK para carimbar primeiro e depois para o Consulado-Geral do Brasil em Londres para carimbar e reconhecê-los como genuínos.
  6. Essas duas etapas do FCO e do Consulado Brasileiro demoraram em torno de 15 dias para serem finalizadas e então o futuro marido (ou futura esposa) envia os documentos para o Brasil
  7. A pessoa que está no Brasil leva os documentos em inglês para um tradutor público juramentado da sua cidade traduzir para o português. Os nossos documentos ficaram prontos em mais ou menos 3 dias porque ele foi maravilhoso e deu uma acelerada no processo pra gente, posso passar o contato a quem precisar.
  8. A pessoa que está aqui no Brasil também precisa de uma cópia autenticada e a original da sua certidão de nascimento atualizada, uma cópia simples da carteira de identidade e do CPF para apresentar no cartório. Se o brasileiro já tiver a carteira de identidade que contenha a numeração do seu CPF serve só este documento mesmo.
  9. O próprio cartório lhes entrega uma Declaração de estado civil em que você preenche com os dados dos noivos e seus respectivos estados civis. Esse documento precisa estar assinado também por duas pessoas como testemunhas e essas assinaturas devem ser reconhecidas  antes de entregar no cartório.

  1. O estrangeiro (a) deve estar no Brasil pelo menos 15 dias antes da data do casamento para se apresentar à Polícia Federal e solicitar uma declaração do período legal no país. Essa declaração nos foi entregue no mesmo momento da solicitação 
  2. O casal deve se dirigir a cartório para o noivo se apresentar e assinar o agendamento do casamento e para entregar ao cartório a declaração da Polícia Federal (que é um dos documentos exigidos por eles para realizarem o casamento)
  3. A presença de um tradutor durante a cerimônia fica a critério do casal, não é algo que o cartório exija, nós preferimos contar com a presença de um, que por sinal foi maravilhoso durante a cerimônia toda!
  4. Vocês precisarão de pelo menos duas pessoas como testemunhas para assinar ma hora da cerimônia. Nós tínhamos tanta gente lá celebrando conosco que não precisamos nos preocupar com isso. Ah! E não é necessário que essas pessoas sejam exatamente as mesmas testemunhas da Declaração de estado civil que eu falei acima.

Informações importantes:

  • A tradução juramentada dos documentos deve ser realizada no Brasil. Eu imaginei que se conhecesse alguém no outro país que traduza para o seu idioma, o noivo já poderia enviar traduzido #SQN (não sei explicar o motivo, mas foi o que me orientaram a fazer, então passo a dica adiante)
  • Tem que dar entrada dos documentos no cartório e agendamento com 30 a 40 dias de antecedência da data que querem que o casamento seja realizado. Eles fazem uma pesquisa durante este período para confirmar que os noivos não são casados ou não tem outro motivo que os impediriam de casar

Espero que isso ajude de alguma forma, boa sorte!
Tchau, tchau! Vejo vocês loguinho! xxx

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Valentine's Day

Hey up!
           Dentre muitas coisas pra escrever aqui, hoje surgiu um assunto que me fez vir aqui rapidíssimo e contar pra vocês: chegou meu cartão de Valentine's Day (dia dos namorados comemorado lá na Inglaterra e em alguns outros países no dia de São Valentim) que o Daniel enviou pra mim! 

               O Valentine's Day é comemorado no dia 14 de fevereiro (no Brasil o dia dos namorados é dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio, que é conhecido por ser o Santo casamenteiro) e eu já sabia que o meu marido tinha postado no Correios de lá um cartão pra mim, mas não sabia o que esperar desse cartão, só sabia que iria chegar atrasado (devido a data da postagem), mas isso sinceramente não foi um problema pra mim. Eu esperaria!
P.S: Cara! Eu adoro falar "meu marido"! hahaha

               E chegou hoje! Com 10 dias de atraso da real data, mas recebido com a mesma emoção e entusiasmo! Eu adorei! E confesso que comecei a rir antes mesmo de abrir o envelope



               Sem remetente, mas bem claro pra mim (talvez não pro carteiro) quem estava me enviando este envelope anônimo. HAHAHA 
                "Égua" no Estado do Pará (Norte do Brasil, para explicar aos leitores da versão em inglês) é mais do que somente a fêmea do cavalo, segundo o blog Arte PapaXibe, é uma palavra que pode expressar "admiração, insatisfação, raiva, alegria, espanto ou tristeza", e é justamente isso mesmo! Dependendo do contexto, da posição da palavra na frase e da entonação com que é falada, essa palavra pode significar mil e uma coisas! E somente esta palavra na frente do envelope já me disse muito do remetente (foi a primeira expressão paraense que o Daniel aprendeu e que me surpreendeu quando falou a primeira vez e que sempre me faz rir quando fala isso até hoje! Eu nunca espero e sempre acho graça haha).

               Então passada a surpresa, vamos abrir o envelope...


   
              Ai gente! Comecei a me derreter... "Para uma esposa muito especial por ser alguém para conversar, meu alguém para abraçar e meu alguém para amar, que me ama também" 💑
                  Daí abro o cartão:

               365 linhas de HAHAHAHAHAHA (foi a minha reação, eu juro!). Não é que o meu marido seja rude gente, nem um pouco! Ele é um doce de pessoa! Mas essa foi uma outra palavra que ele foi ensinado (e aprendeu bem rápido, diga-se de passagem) aqui no Brasil e acabou se tornando nosso bordão e piadinha interna do casal. Eu já até acho bonitinho! HAHAHA Sério! Nossa hashtag #eguameucaralho está em todas no Instagram

               Enfim, brincadeiras à parte, posso concluir que eu simplesmente A-M-E-I o cartão. Ele conseguiu me surpreender com humor e carinho 



               "Para Luciana. Obrigado! Feliz dia dos namorados! Eu te amo minha esposa muito muito muito!!! (cheguei a comentar que ele também aprendeu umas palavras úteis em Português?) Obrigado por ser a melhor esposa do mundo. Nós não devíamos estar tão distante, é uma loucura! Mal posso esperar para estarmos juntos para que possamos começar nossa vida feliz juntos. Nosso amor é forte e vence qualquer coisa. Nunca se esqueça"

            Ele sempre me faz lembrar o motivo que fez eu me apaixonar por ele com esse jeitinho todo especial de me tratar. Obrigada por tudo Dan!!
             
             Eu fiz um presente DIY pra ele, mas não cheguei a enviar (ainda). Quem sabe não chegue pra ele no dia dos namorados brasileiro... posso mostrar pra vocês também, mas outro dia!


Tchau, tchau! Vejo vocês loguinho mais! xxx

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Os vários assuntos..

Hey up!
               Blog novo é assim: a gente tem várias ideias sobre milhares de coisas para escrever! Eu gosto desse entusiasmo e criatividade a mil por hora, mas às vezes é difícil simplesmente sentar e organizar as ideias para que elas fiquem coerentes pra quem leia, por isso requer tempo e paciência!
                Mas eu estou adorando tudo isso!
               
               Então, venho lendo vários blogs, a maior parte deles sobre temas relacionados ao mesmo tema que escrevo aqui e o que tenho a dizer é: UAU! Quantas histórias comoventes. Quantas imagens lindas, famílias que foram construídas através de um relacionamento baseado num amor intercontinental.... lindo! Só me entusiasma ainda mais a escrever a minha história aqui e a contribuir mais com quem quer que se interesse pelo assunto.

               Eu lembrei de uns detalhes sobre essa jornada de aplicação para o visto inglês. Muitas pessoas que eu conheço tiveram essa mesma dúvida em relação à minha situação: Mas agora que vocês estão casados, você já não possui o direito de ir morar lá com ele automaticamente? Já não tem direito a cidadania? Ainda precisa de visto e papelada e burocracia pra conseguir isso?

                Eu gostaria que fosse diferente, mas a resposta pra tudo isso é: infelizmente, não! Eu preciso sim ainda correr atrás de muitos documentos e comprovações de que nosso relacionamento e casamento foi (e é) genuíno. Ainda tenho que tirar um primeiro visto que dura somente 2 anos e meio, e ainda renová-lo por mais 2 anos e meio, para só depois disso ter direito a cidadania britânica. Não posso ir morar com meu marido sem esses documentos todos ok, caso contrário, ficaria ilegal na Inglaterra (depois dos 6 meses que os brasileiros tem direito a estadia lá como turista) e não teria autorização de voltar mais lá.

                Daí vem uma série de coisas que você tem que comprovar: recursos financeiros (seu parceiro na Inglaterra tem que ganhar no mínimo $18,600 libras ao ano, ter uma carta do empregador, cópia do contrato de trabalho, últimos 6 extratos bancários, comprovantes de impostos ok, etc), acomodação (um contrato de aluguel ou carta de familiares autorizando você a ir viver com eles lá), tempo de relação, se já se encontraram pessoalmente (passagens aéreas comprovando isso, bem como comprovantes de estadias em hotéis, por exemplo), provas do casamento, fotos, conversas na internet (Skype, Whatsapp. Facebook, SMS, e-mails, telefonemas, cartas, MSN, tuuudo), certificado de casamento, documentações pessoais (foto, passaporte com validade suficiente e uma página em branco), é até difícil de listar tudo aqui! Sério, eles exigem muuuuito!!!

                Não acabando por aí, nós brasileiros ainda temos que realizar uma prova de proficiência na língua inglesa (eles requerem pelo menos que seja alcançado o nível A1) para requerer o visto. Essa prova só é realizada em alguns Estados brasileiros e custa (atualmente) R$885,00. Eu vou ter que viajar para realizá-la!

               E, não parando por aí, não podemos esperar esse visto juntos lá na Inglaterra! A aplicação deve ser feita aqui no Brasil e aguardar a resposta (que pode levar até 12 semanas) aqui também.Visto que aguardar lá não seria conveniente já que não poderia trabalhar e seria só um de nós a arcar com as despesas. 

               Eu sei que eles oferecem uma opção de análise expressa do visto, que custa 380GBP (libras esterlinas). Mas, eu falei pra vocês que o visto custa 956GBP? Fora o seguro de saúde que é obrigatório e custa em torno de 600GBP.... Isso convertido pra nossa moeda equivale a mais que R$10.000! Me sentindo pobre desde que comecei a ler todas essas exigências...
                
               Nós pensamos em contratar um advogado de imigração para nos auxiliar nesse processo. Tudo parece muito dificultoso e requer tempo, mas uma advogada já me disse que não é esse bicho-de-sete-cabeças que parece. E eu espero que não mesmo! Ainda estamos analisando essa possibilidade de contar com a ajuda de um profissional, porque isso pode ser só mais gasto sem necessidade ou pode realmente nos ajudar. De qualquer forma, atualizo vocês sobre o assunto.

                Bom, no mais, espero que eu consiga falar sobre cada detalhe separadamente em outros posts futuros. Esse de hoje foi bem superficial e só citando o que é necessário.
               
Tchau, tchau! Vejo vocês loguinho mais! xxx

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Os motivos

Os motivos...


Hey up!
            Meu nome é Luciana, sou brasileira, morando atualmente aqui no Brasil (ainda!) e casada recentemente com o Daniel, que é inglês e que tá morando lá na Inglaterra. Eu sempre amei ler e escrever, fazer novos amigos, comentar e responder comentários, ver imagens e fazer novos amigos. Até tentei ter um blog anos atrás, mas eu era muito nova ainda para ter alguma coisa realmente que prestasse pra dizer, então acabava escrevendo sobre a escola e meu dia-a-dia (e quem precisa saber disso? meu querido diário? LOL).
            
            Mas dessa vez, notei que realmente tinha alguma coisa pra falar que pudesse vir a ajudar outras pessoas que estão (ou estarão) passando pelas mesmas dificuldades que eu e meu marido estamos. Pois estamos na lida do pós-casamento estrangeiro para conseguir tudo para tirar o meu visto e não achamos muita coisa na internet que se assemelhasse com a nossa situação em específico.
            
            Então criei esse blog para falar sobre diversos assuntos relacionados aos nossos países de origem, como viagens, comida, música, curiosidades, LDR (relacionamento à longa distância), estilo de vida e, principalmente, sobre a burocracia do processo de imigração entre Brasil - Inglaterra, dificuldades, tempo (prazos), preços, para auxiliar de alguma forma essas pessoas que possam procurar por respostas para suas dúvidas e não encontrar (que é o que está acontecendo com a gente neste exato momento).

            Então se você está (ou estará) tentando tirar o visto de esposa para residência permanente no Reino Unido (UK), talvez você encontre aqui o que precisa saber para que dê tudo certo. Escreverei sobre o processo, a documentação, o que fazer primeiro, as dores de cabeça e tudo o mais. Mas claro, baseada na minha própria experiência e pesquisas que eu e meu marido fizemos na internet e dúvidas que tiramos com advogados e outras pessoas que passaram por processo similar.

            Encontramos muita dificuldade em achar fóruns ou outros blogs com depoimentos de pessoas que viveram essa angústia e tiveram todas essas dúvidas que estamos tendo agora para aplicarmos para o meu visto. A falta de informações, bem como as informações cruzadas atrapalham bastante!

            
            O nosso casamento foi realizado aqui no Brasil mesmo, mas esse é um próximo post que vou contar tudo aos poucos pra vocês.

            Sejam bem vindos! 
            Não prometo postar todo dia ou toda semana, mas prometo que postarei sempre que tiver algo novo e interessante pra falar! É só acompanhar =)

                       xxx


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...